<$BlogRSDURL$>

Wednesday, July 06, 2011



As Medidas de Austeridade vistas por um leigo






Primeiro que tudo, identifico-me como o leigo e assumo não perceber nada de economia. Tudo me faz confusão, pois os economistas vêm as contas de uma maneira demasiado simplista ou então sou eu que complico as coisas.



Vejamos o caso das medidas de austeridade. Os economistas vêm assim: x empresas pagam y de impostos igual a w milhões de euros. Se aumentarem y, então w sobe também. Simples.






O que eu vejo é diferente, mas confirmo que não sou economista. O que vejo é: x empresas vêm-se em dificuldade para pagar y, muitas vezes por os próprios estados não pagarem o que devem a tempo e horas. Aumentando y (os impostos), vai aumentar as falências de empresas (diminuindo x), o que implica que w (os milhões de euros) já não seja igual ao pensado em primeiro lugar.



Ao diminuir o número de empresas, vai aumentar o número de desempregados. Com o aumento do número de desempregados, vai subir o pagamento que um estado vai fazer em relação a subsídios de desemprego, ou seja, um Estado vai receber bem menos do que estava a fazer contas e vai gastar bem mais do que se tinha em conta.






Este post não pretende criar uma solução para o problema, apenas manifestar uma opinião leiga sobre o assunto.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Contacto
  • Avalia-me!: