<$BlogRSDURL$>

Thursday, November 11, 2004

Roque Santeiro

Com a actual euforia à volta de temas como os Templários, o Priorado de Sião, Leonardo Da Vinci e o culto de Maria Madalena, dei por mim a pensar numa novela com cerca de 20 anos e que parece estar cada vez mais actual: Roque Santeiro da autoria de Aguinaldo Silva. Um grande sucesso na altura, num país de costumes religiosos como o Brasil, quando a minha interpretação é de que é uma crítica muito bem contruída sobre o cristianismo. Não posso saber se tudo o que estou a escrever é o que o autor pretendeu fazer, apenas posso dar a minha interpretação. Na actualidade quando se fala em hipóteses como João Baptista ter sido o mestre de Jesus, sendo este um discípulo que criou o seu próprio movimento, rivalizando assim com o seu antigo mestre, acho engraçado a escolha de um santo degolado para o enredo. Roque Santeiro foi degolado como João Baptista e tal como este nunca se assumiu como o Messias. Seja como fôr, 20 anos depois, a novela não está desactualizada, pelo contrário, está mais actualizada que nunca com o século que ainda mal nasceu.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Contacto
  • Avalia-me!: