<$BlogRSDURL$>

Friday, October 01, 2004

Taça UEFA



Ontem foi dia de competições europeias para cinco equipas portuguesas. Benfica venceu de forma fácil o mais frágil opositor com uma equipa de reservas. O Nacional foi inexperiente, perdendo com um Sevilha superior. O Sporting de Braga foi uma desilusão. Perdeu com um clube escocês do meio da tabela e pode-se mesmo referir que é do meio da tabela visto que o campeonato escocês tem dez equipas. Apesar de ser superior, o Braga não conseguiu mais do que um empate. Não é de estranhar, afinal o seu treinador é um medroso Jesualdo Ferreira que não sabe jogar para ganhar, apenas para não perder. O Marítimo do meu ex-professor de Futebol na faculdade, Mariano Barreto está de parabéns. Perante um grande europeu fincou o pé e só caiu nos penalties.
O maior destaque no entanto tem de ir para o Sporting. Empatar fora sem golos e a jogar com o central Hugo é obra. No entanto nem tudo está bem no reino do leão, ou melhor, nada está bem. José Peseiro é um bom treinador para um pequeno clube, mas ainda nada tinha provado para ir treinar o Sporting, apesar deste ter mantido praticamente o mesmo plantel que na época transacta. Ele foi muito imfeliz ao dizer que achava o plantel à sua disposição o melhor do campeonato português por diversas razões que se podem enumerar algumas:
- esse plantel tinha ficado em terceiro lugar;
- o campeão português foi campeão europeu enquanto o Sporting perdeu com uns desconhecidos turcos;
- a inadequação da táctica de Fernando Santos, erro que continua a ser perpetrado por Peseiro;
- o desiquilibrio das alas, onde o Sporting não tem extremos, nem num lado nem no outro, apenas adaptações.
Não sei bem qual foi a intenção de Peseiro ao assumir que tinha o melhor plantel, talvez incentivar os jogadores, mas seja qual a intenção foi errada. Um plantel pertence a um clube e num clube desta envergadura não se podem dizer palavras que fiquem impunes, pois cria expectativas nos dirigentes de igual forma. Culpado para a crise do Sporting no campeonato português, nunca foi tão fácil culpar uma só pessoa, visto que a crise ainda não acabou, em cento e oitenta minutos o Sporting não marcou um único golo.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Contacto
  • Avalia-me!: