<$BlogRSDURL$>

Monday, September 06, 2004

Caldas da Rainha e o Desporto


Aproveitando o rescaldo dos Jogos Olímpicos e servindo como continuação ao post onde expresso a opinião que, em Portugal, o desporto continua a ser encarado como um brincadeira, apresento diversas situações que se verificam na cidade de Caldas da Rainha. Situações estas que revelam uma total inexistência de um plano desportivo municipal. Sem querer ser polémico aqui ficam alguns apontamentos:
1- Fraca adesão em muitas modalidades desportivas da juventude caldense;
2- Realização de competições de cariz não oficial, na nossa terra, sem que as outras modalidades tenham as suas condições mínimas de treino previamente asseguradas (ex: realização do torneio de Futsal da Casa do Benfica de Caldas da Rainha);
3- Apoio camarário a eventos desportivos de curta duração e fraco apoio aos clubes da terra, salvo raras excepções (ex: Convenção de Hip Hop, onde a maioria dos "professores" não possuía licenciatura; quanto aos clubes a única grande excepção é o Caldas Sport Clube);
4- Infra-estruturas sub-aproveitadas, como o Campo de Rugby (onde se passou um episódio ridículo, no dia internacional da criança, cerca de 1200 crianças não puderam participar num torneio lúdico de Futebol, pois 3 dias depois o Caldas Rugby Clube iria ter um jogo para a Taça de Portugal. Jogo esse que nem se realizou devido à falta de comparência do clube das Caldas na sua própria cidade. Episódio triste para mais numa equipa que tinha feito uma época brilhante, culminado com a subida de Divisão) e as Piscina Municipal.
Numa cidade como Caldas da Rainha, inserida num microclima fantástico para a realização de estágios de pré-temporada de diversas modalidades, devido ao ambiente fresco de manhã e no final da tarde, tinha todas as condições para ser aplicada uma política desportiva, de forma a rentabilizar as condições climáticas inatas da nossa região. Ao invés, deixamo-nos ultrapassar, por exemplo, por Rio Maior, onde existem infra-estruturas desportivas significativas e onde são albergadas várias equipas de diversas modalidades, embora o seu clima não seja o mais indicado para os trabalhos de pré-temporada, pois este é quente, o que leva à desidratação dos atletas, coisa a evitar num início de época.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Contacto
  • Avalia-me!: