<$BlogRSDURL$>

Saturday, June 19, 2004

O Euro 2004 de tanga

Este europeu de futebol, finda a segunda jornada tem sido até agora uma desilusão a nível geral. Três jogos acabaram em nulos, muito por culpa da rigidez táctica que as equipas apresentam e a falta de brilho das suas supostas mais valias. Começando pelo Grupo A, a Rússia e uma sombra ridícula de outras gerações anteriores e é juntamente com a Bulgária, as duas piores selecções. Portugal e Espanha, apesar dos craques foram medíocres, pois ambas foram incapazes de ultrapassar uma Grécia bem organizada, mas rígida de criatividade.
Passando ao Grupo B, lidera a equipa que pelos dois jogos, merecia zero pontos. Só um golpe dos deuses do futebol permitiram a vitória contra a Inglaterra e o empate contra a Croácia e o apuramento quase certo de uma França que é um equívoco, pois jogou pior que os adversários mas ganhou pontos. A Suiça é fraca. Inglaterra proporcionou dois bons espectáculos e a Croácia alternou o mau com o bom.
No Grupo C, a Suécia apresenta um futebol muito agradável, diria quase o melhor futebol, se exceptuarmos o mais espectacular jogo da segunda jornada o Holanda – Rep. Checa. A Bulgária já foi referida com das piores selecções, a Itália apresenta o seu futebol pouco apelativo, jogando com carroceiros como Gattuso e deixando no banco os virtuosos. A Dinamarca é descomplexada e está a fazer um europeu ao nível das suas potencialidades.
No Grupo da morte, a Alemanha não faz jus ao seu passado brilhante em Europeus e Mundiais, com doze finais e seis títulos, três europeus e três mundiais. Apresenta um grupo de jogadores banais, longe da qualidade de Mathaus, Klinsmann, Voeller, Brehme, entre outros. A Rep. Checa fez uma excelente recuperação contra a Holanda depois de estar a perder por dois golos de diferença, devendo ser estas as duas selecções a passar a fase seguinte. A Letónia surpreendeu na sua estreia, mas a Alemanha, como foi dito esta a procurar melhores dias.
Concluindo, este europeu está de tanga, ou seja, nivelado por baixo, mas espera-se que ainda possa melhorar se deixarem a rigidez táctica de lado (apenas três jogos tiveram golos marcados antes dos vinte minutos, a saber: Portugal – Grécia, Portugal – Rússia e Holanda – Rep. Checa) e deixarem a magia dos criativos fluir.


|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Contacto
  • Avalia-me!: