<$BlogRSDURL$>

Saturday, February 07, 2004

A Acessibilidade

A Acessibilidade é uma palavra cara, que se popularizou em meados do século passado, finda a Segunda Grande Guerra. Os avanços tecnológicos ajudaram a Medicina e com isso temos uma maior longevidade, tornando assim a espécie humana a excepção que confirma a regra da sobrevivência do mais apto.
Antigamente, a esperança média de vida era drasticamente reduzida para os amputados, por exemplo, o que levou à criação de leis, que protegem pessoas portadoras de deficiência e de necessidades especiais. Portugal neste momento tem das melhores leis ao nível da Acessibilidade, mas da criação das leis à sua aplicação prática vai um bom caminho.
Admito que pessoalmente, pouco pensava neste aspecto, embora o soubesse desde os tempos de estudante universitário, pois tive de fazer um trabalho sobre o tema, mas só quando sofremos durante um determinado tempo uma incapacidade temporária é que valorizamos estes aspectos. No dia 24 de Janeiro, um infeliz acidente a jogar Futsal com amigos, levou a uma fractura do perónio da minha perna direita, o que me leva à utilização de muletas para me locomover. Na minha casa, as dificuldades são as normais, numa casa construída há duas décadas e em que não se prevêem este tipo de situações: escadas, a entrada na banheira para tomar banho e algumas portas estreitas não facilitam nada. Mas em minha casa é o menos, pois não representa percursos demorados. Mas pessoas que, por exemplo, precisam de se locomover através de cadeiras de rodas, podem sem exagero ser consideradas verdadeiros “Ulisses”, pois encontram passeios estreitos, sujos, mutilados com sinais de trânsito que não permite a sua passagem e frequentemente são “habitués” no asfalto que deveria ser dos automóveis.
É pena que as pessoas só se lembrem disto quando passam pela situação, como desde já admito ser o meu caso, mas valendo o que vale, admito a minha anuência por inércia.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Contacto
  • Avalia-me!: